Telomerase e Beta-carotenos

from @foodsciencepost Os telômeros são sequências repetidas de nucleotídeos presentes nas extremidades dos cromossomos, essenciais para a manutenção de sua integridade estrutural e estabilidade. No entanto, a cada ciclo de divisão celular, a longitude dos telômeros é reduzida e os mesmos vão ficando mais curtos. .
Ao alcançar um tamanho crítico, a célula perde a sua capacidade de divisão, entrando no estado de senescência celular. Embora este seja um processo natural, pode ser influenciado por fatores genéticos e ambientais e, dentre os fatores ambientais, a alimentação ganha destaque, com alguns compostos bioativos atuando no retardo do encurtamento dos telômeros e, por consequência, do envelhecimento. Um possível mecanismo de ação é por meio da modulação da telomerase, enzima que sintetiza DNA telomérico aos terminais cromossômicos e atua na manutenção do comprimento dos telômeros. .
Em estudo avaliando a associação entre os níveis plasmáticos de Beta-Caroteno, o comprimento telomérico de linfócitos e a atividade periférica da telomerase em idosos, foi encontrado que os níveis do carotenoide associaram-se de forma positiva com a atividade da telomerase, independente de fatores como gênero, idade e tabagismo. Apesar de não ter sido encontrada associação entre os níveis de Beta-Caroteno e comprimento telomérico, os resultados sugerem que níveis mais altos do carotenoide, como uma expressão de maior status antioxidante e consequentemente de menor estresse oxidativo, podem desempenhar um papel na proteção dos telômeros pela manutenção da telomerase.
.

Referência: Boccardi V. et al. Beta-carotene, telomerase activity and Alzheimer's disease in old age subjects. Eur J Nutr; 59(1): 119-126, 2019. .
#MAP #alimento #longevidade #telomeros #betacaroteno #alimentacaosaudavel #saude #health