Criar saúde é mais importante que tratar doenças

Pedro Schestatsky

Pedro Schestatsky, (natural de Porto Alegre, 25 de junho de 1974) é médico neurologista, professor, pesquisador, palestrante e empreendedor de novas tecnologias em Medicina, residente em Porto Alegre. Neurologista e divulgador da medicina que cria saúde mais do que apenas tratar doenças. Realizou em si mesmo o transplante de fezes para avaliar os efeitos no seu corpo e ressaltar a importância do intestino na saúde.

Ficou nacionalmente conhecido após sua palestra TEDMED ao argumentar que a tecnologia não irá substituir os médicos no futuro, mas sim empoderar os pacientes para que se cuidem melhor de si mesmo. Defende que a Medicina do Futuro será também chamada de Medicina dos 5Ps: preditiva, preventiva, personalizada, proativa e parceira.

Vida Pessoal

Infância

Passou toda sua infância em Porto Alegre onde estudou no colégio de Aplicação. Neste colégio conviveu com Gustavo “Mini” Bittencourt fundador banda Walverdes e do escritor Fabrício Carpinejar. Aos 19 anos entrou na Faculdade de Medicina da UFRGS.

Hobbies

Aos 23 anos de idade viajou de mochila por vários continentes, incluindo o Kibutz Hazorea, na cidade de Yokneam. Após esta viagem publicou em Zero-Hora suas impressões sobre sua visita no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Toca guitarra e violão na Banda Ritz 80 juntamente com a cantora Andressa Behenck em eventos festivos.

Carreira

Neurologia (2000-2004)

Em janeiro de 2000 iniciou Residência médica em Neurologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em 2004 defendeu sua dissertação de Mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre doença de Parkinson.

Barcelona (2005-2007)

Concluiu seu Doutorado-Sanduíche na área de Dor e doença de Parkinson sob a supervisão do Prof. Josep Valls-Solé, publicando vários artigos em revistas internacionais. Foi nomeado Coordenador do Departamento Científico de Dor da Sociedade Européia de Neurologia e da Academia Brasileira de Neurologia. Em 2015 participou como professor convidado do curso "Master em Neurofisiologia" pela Universidade de Barcelona.

HC de Porto Alegre (2009-2013)

Trabalhou como neurofisiologista e preceptor dos residentes de Neurologia. Neste período tornou-se professor e orientador das Pós-Graduações em Clínica Médica e Psiquiatria UFRGS.

Harvard (2012)

Por meio do programa de Bolsa de Pós-Doutorado-Sanduíche da CAPES passou 6 meses no Spaulding Rehabilitation Hospital vinculado à Universidade de Harvard, sob orientação do professor Felipe Fregni. Durante este período publicou ums série artigos em revistas internacionais em parceria com vários pesquisadores renomados, como Álvaro Pascual-Leone, Roy Freeman, Marom Bikson entre outros. Foi Visitor Observer no Brigham and Women’s Hospital com o professor Anthony Arnold Amato com quem cultivou uma sólida amizade que culminou com sua vinda ao Brasil em 2017 e 2019 para workshops em Neurologia. Também assistiu uma palestra de Eric Kandel e Ray Kurzweill na Old South Church, com grande impacto na sua carreira. Proferiu palestra sobre Neuromodulação elétrica no Encontro de Pesquisadores em Boston no MIT.

Professor de Medicina (2013)

Em janeiro de 2013 iniciou suas atividades como professor na Faculdade de Medicina-UFRGS. Após realização de exames admissionais, descobriu-se portador de síndrome metabólica, o que lhe provocou profunda reflexão sobre a definição de saúde.

Califórnia (2016-2019)

Participou do congresso Expontential Medicine promovido pela Singularity University em novembro 2016. Na ocasião conheceu grandes nomes da Medicina de Precisão, tais como Daniel Kraft, Peter Diamandis, Leroy Hood, Mark Hyman entre outros. Durante 2 anos consecutivos participou de vários eventos de Medicina Funcional na Califórnia. Em San Diego proferiu palestra na Bastyr University sobre os efeitos da Neuromodulação nos transtornos alimentares. Em Los Angeles fez imersão na empresa de animação e realidade virtual Magnopus, do animador gaúcho Rodrigo Teixeira, ganhador do prêmio Oscar pelo filme Hugo Cabret.

Empreendorismo (2013-)

Em 2013 fundou a empresa NEMO – Neuromodulação, para tratamento de pacientes com depressão, dor crônica e recuperação pós-acidente vascular cerebral. A técnica é chamada de estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua, ou ETCC (em inglês, tDCS, transcranianal direct current stimulation).

Em 2017 fundou a LIFELAB – Medicina de Precisão, com objetivo de empoderar pacientes com novas tecnologias para o cuidado da própria saúde.

Medicina Fora da Caixa (2019)

Com o slogan “um mundo flexível precisa de pessoas flexíveis”, organizou em 2019 o ciclo de palestras semanais sobre assuntos diversos chamado de “Medicina Fora da Caixa”, com a participação de figuras destacadas, tais como Frank Jorge, Rodrigo Hoffmann, José Carlos Souto, Paulo Moreira, Júlio Conte, Gilberto Schwartsmann, Emílio Moriguchi, Juremir Machado, Luiz Crescente, Tobias Chanan, Mariana Weckerle (“Guria Natureba”), entre outros. Este evento estendeu suas atividades para o Urban Farmcy, Instituto Ling e TecnoPUC-RS.

O que você vai comer amanhã? (2019)

Em 2018 iniciou trabalho como consultor e ator no documentário “O que você vai comer amanhã?” sobre consumo alimentar consciente, criado pela Urban Farmcy e produzida pela Brasil Paralelo. No projeto há participação de vários experts em áreas afins, tais como Gary Taubes, Alex Atala, Ryan Bethencourt, Collin Campbel, Alessandra Luglio, Walter Willet, Daniel Balaban, Max Lugavere entre outros.

Professor da Pós-Graduação em Neurociências PUCRS (2019)

É atualmente professor do Curso de Pós-Graduação em Neurociências da PUC-RS ao lado de cientistas nacionais (Leandro Karnal, Luís Felipe Pondé, Carmita Abdo entre outros) e internacionais (Daniel Goleman, Antoine Bechara, Paul Zak entre outros), onde ministra seminários sobre Eletricidade e História da Neurologia.

Publicações

Publicou vários artigos científicos internacionais, diretrizes ministeriais e capítulos em livros Medicina nacionais e internacionais. Autor do livro Questões comentadas em Dor.

Palestras

Participa de eventos e palestras no Brasil e no Exterior, falando sobre Neurologia e Medicina do Futuro no Festival da Transformação, Meeting the Minds, DocTalks, Medtalks - RobotCare, Urban Talks, Brain, Behavior and Emotions, Startse, MIT – Massachusetts Institute of Technology, Healthtech, ADVB, StartPsi, Unimed Porto Alegre no Theatro São Pedro e Teatro CIEE, Unimed Belo Horizonte no Palácio das Artes, Tribunal de Contas da União em Brasília, Médicos S/A e Oncology Forum, Celebra Médicos S/A, Arnold Conference entre outros.

Cursos, lives e Podcasts

Ministrou curso EAD sobre dor crônica, neuromodulação e longevidade, assim como lives e podcasts sobre microbioma, medicina do futuro e medicina funcional.

Reportagens

Depoimentos, citações e entrevistas nas revistas Veja, Abril Saúde, Clinionco, IPAN, ABNews, Jornais Zero Hora, Gazeta, Correio do Povo e Diário Catarinense e Portais e blogs diversos.

Televisão

Participações em programas de televisão regionais sobre Neurologia geral e nacionais sobre neurociência do cotidiano. Participou como ator no seriado Detetives da Fé da Discovery Channel rodado em Curitiba em 2013.

 

https://pt.everybodywiki.com/Pedro_Schestatsky