Conheça o HIIT

 Efeitos do HIIT

.


O efeito do exercício tem como alvo vários sistemas orgânicos, melhorando assim as funções endoteliais, cerebrais e metabólicas, todos os parâmetros importantes para melhorar a reabilitação e reduzir o risco de AVC. A figura do post mostra os vários sistemas fisiológicos afetados (cérebro, músculo, vasos, coração e cascata inflamatória). O aumento do fluxo nos vasos induzido pelo exercício ativa a parede das artérias (endotélio) iniciando a síntese de óxido nítrico. A liberação de óxido Nítrico provoca vasodilatação e anti-inflamação. Além disso, o exercício melhora a função muscular pelo aumento do número de mitocôndrias (organela celular responsável pela energia), a função cardíaca e por fim, o metabolismo da glicose e colesterol. O que é preciso para praticar o treino HIIT?
Primeiramente, como trata-se de um treino que usa uma alta frequência cardio-respiratória, deve-se fazer exames médicos para certificar-se acerca da saúde cardíaca e respiratória.
Uma das grandes vantagens do treino HIIT é o pouco tempo necessário para a prática dos exercícios. Com apenas 4 (quatro) minutos diários já é possível obter bons resultados.
O HIIT não requer qualquer equipamento de ginástica (mas podem ser usados, como a esteira ou bicicleta ergométrica) e pode ser praticado ao ar livre com exercícios funcionais como por exemplo:
Como eu faço?
Eu realizo 8 ciclos de 30 segundos, nos quais corro intensamente por 20 segundos e descanso 10. O tempo total da atividade é, portanto, de 3.5 min. Em meio à pandemia do coronavírus sugiro evitar academias lotadas e fazer atividades ao ar livre, tais como agachamento; polichinelos; sprints, corrida no lugar etc. Para isso, é legal baixar o app Tabata timer com música. Isso possibilita você possa praticar baseando-se na duração das músicas, sem precisar olhar para o celular. Boa sorte!! #Fonte:

Kolmos M, Krawcyk RS, Kruuse C. Effect of high-intensity training on endothelial function in patients with cardiovascular and cerebrovascular disease: A systematic review. SAGE Open Med. 2016 Dec 14;4:2050312116682253. #exerciciofisico #hiitworkout #hiittraining #exerciointervalado