Chás

A história do chá começa na China. Segundo a lenda, em 2737 aC, o imperador chinês Shen Nung, um renomado herbalista, sentou debaixo de uma árvore enquanto seu servo ferveu a água . Algumas folhas da árvore caíram na água e o imperador Shen Nung decidiu experimentar sua infusão criada acidentalmente. E assim o Imperador aproveitou a primeira hora do chá na história do mundo. Levaria outros milhares anos antes do chá se tornar a bebida nacional da China - por volta do ano 700 dC. Hoje, próximo à água, o chá é a bebida mais consumida no mundo (sim, mais do que Coca-Cola???? ). No entanto, estamos recém descobrindo o quão realmente poderoso é o chá. Existem quatro tipos de chá: branco, verde, oolong e preto. Tudo isso pode ser derivado da mesma planta. Dos quatro tipos de chá, branco e verde são os menos processado. Eles têm os mais altos níveis de antioxidantes e os mais baixos níveis de cafeína. Consumo de chá foi ligado a taxas reduzidas de doença de Alzheimer. Claro, a menos que tenha sido descafeinado, o chá tem cafeína. Como mencionado no meu post do café, os efeitos na saúde da cafeína são controversos. Mas com moderação, um considerável corpo de evidências mostra que o chá pode ser bom para aumentar sua memória. Enquanto todos os tipos de chá têm potentes poderes para aumentar o cérebro, o chá verde e o branco possuem os níveis mais altos de antioxidantes benéficos.

Aprecie o chá:
Se você vai comprar chá pré-engarrafado, é melhor verificar o rótulo para ter certeza de que é sem açúcar ou apenas levemente adocicado. E se você mesmo preparar, experimente com simplicidade ou com um pouco de limão.
1. Robbins O. Brain Food: 8 Superfoods Your Brain Will Love, 2020
2. Dodd et al. A double-blind, placebo-controlled study evaluating the effects of caffeine and L-theanine both alone and in combination on cerebral blood flow, cognition and mood. Psychopharmacology (Berl). 2015 Jul;232(14):2563-76.
Park et al. A combination of green tea extract and l-theanine improves memory and attention in subjects with mild cognitive impairment: a double-blind placebo-controlled study. J Med Food. 2011 Apr;14(4):334-43.
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