Café

Existem muitas evidências de que café traz benefícios significativos, mas não para todos. Por um lado, o café é um vasodilatador, o que significa que causa expansão dos vasos sanguíneos, o que é bom para a sua circulação. E parece ter um efeito particular nos vasos cerebrais- prevenindo demência. Um estudo com mais de 1.500 finlandeses descobriu que quando as pessoas na meia-idade bebiam 3-5 xícaras de café por dia, houve um risco diminuído de 65% de demência. Um estudo de 13 anos com mais de 80.000 adultos japoneses encontrou redução de 20% do risco de AVC ou derrame. Em outro estudo, 34.670 mulheres suecas foram acompanhadas por mais de 10 anos. Aquelas que não bebiam café tinham risco elevado de AVC, enquanto as mulheres que bebiam pelo menos um copo por dia reduziram sua chance em 22 a 25%. O consumo de café também demonstrou ser bom para memória, atenção e função cognitiva geral. Por outro lado, a cafeína torna algumas pessoas nervosas, ansiosas e inquietas. E isso pode se tornar viciante. Muitos bebedores de café têm dores de cabeça e depressão associada. Escute seu corpo e tome a decisão correta. Segundo o Dr. Wenk, seja cafeinado ou não, o café é rico em muitos fenóis e outros antioxidantes, incluindo cafeína ácido, ácido clorogênico, quinetos, trigonelina e ácido ferúlico, todos considerados extremamente benéficos à saúde. Ácido ferúlico, por exemplo, pode diminuir níveis de glicose e triglicerídeos no sangue, além de potente anti-inflamatório capaz de reduzir o risco de doença de Parkinson e Alzheimer. Mas cuidado! Não estou falando de café de cápsulas ou “tipo Starbucks”.

1. Robbins O. Brain Food: 8 Superfoods Your Brain Will Love, 2020
2. Nehlig A. Effects of coffee/caffeine on brain health and disease: What should I tell my patients? Pract Neurol. 2016 Apr;16(2):89-95
3. Liu et al. Habitual coffee consumption and risk of cognitive decline/dementia: A systematic review and meta-analysis of prospective cohort studies. Nutrition. 2016 Jun;32(6):628-36.
4. Butt MS, Sultan MT. Coffee and its consumption: benefits and risks. Crit Ver Food Sci Nutr. 2011#brainfood #coffee